quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Brasão Da Familia Conceição

O sobrenome Conceição, de origem Portuguesa e Espanhola (Conception), era usado como um nome batismal, proveniente do latim CONCEPTIO fazendo referencia a concepção da Virgem Maria, era muito comum na península ibérica os pais batizarem os filhos nascidos nos dias em que era celebrada a Virgem Maria com o nome Conceição, na verdade grande parte dos sobrenomes de classe religiosa tem sua origem nesse costume, no qual os filhos recebiam o nome de acordo com o festival religioso celebrado no dia de seu nascimento ou devido a alguma graça concedida por algum santo, com o passar do tempo o nome se tornou sobrenome, que foi trazido para o Brasil pelos portugueses, mas muitos descendentes de escravos ou indígenas tem este sobrenome devido aos padres, que os batizavam com ele, após a abolição, o uso de Conceição como sobrenome se consolidou para muitos descendentes de escravos.

O brasão ao lado pertence ao armorial espanhol, nele vemos um unicórnio de ouro sobre um esmalte azul, o unicórnio, figura mítica, significa a pureza, geralmente associado à virgindade, neste caso ele representa a Virgem, a cor azul do escudo, é a cor que na Era Medieval foi associada à Virgem Maria, o azul juntamente com dourado simboliza também a nobreza.

3 comentários:

  1. Em virtude da minha mãe ser de origem espanhola e chamar-se Maria da Conceição, adorei a explicação e mais ainda a homenagem feita a ela pelos meus avós.

    ResponderExcluir
  2. olá sou a Nadine. estou a procura de Maria do Carmo da Conceição, ela é irmã de minha avó que não se veem a mais de 50 anos. quem conheçer por favor entre em contato comigo pelo meu email. nadine.de.carvalho@hotmail.com Obrigada (:

    ResponderExcluir
  3. procuro alguem em Espanha que me de alguma indicaçao de um cidadao espanhol de nome Benigno (penso que seja assim) e que viveu na cidade de ALMADA anos 20 a 30, minha avo Rosa Dias da Silva. o meu contato jcdiasc@gmail.com

    ResponderExcluir