quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Brasão da Família Matamouros

Alguns devotos creem que São Tiago, conhecido como Santiago o Maior, o primeiro apostolo de Jesus a ser martirizado, teria visitado a Hispânia, após o pentecostes, na tentativa de evangelizar os pagãos, sem sucesso ele voltou a Judeia onde foi decapitado a mando do rei judeu Herodes Agripa I.
Após o início da chamada reconquista cristã da Península Ibérica, em uma batalha contra os mouros em Clavijo, na Espanha, Santiago teria aparecido miraculosamente e ajudou a decidir a vitória em favor dos cristãos, dai o santo passou a ser conhecido como Santiago Matamouros, a história do milagre de um santo que lutava junto com os cristãos se espalhou pela Península Ibérica e ajudou a estimular os cavaleiros cristãos a lutarem contra os mouros crendo na proteção divina de Santiago.
Santiago era tido como o protetor do exército também pelos portugueses, até a invasão castelhana no século XIV, onde o Santo foi trocado por São Jorge.
O sobrenome Matamouros surgiu na devoção a Santiago, onde muitos devotos assumiram este sobrenome na Espanha, além disso, existem algumas regiões na Ibéria com esse nome o que também pode ter ajudado a adoção do nome por famílias que habitavam estas regiões.
O sobrenome teria passado da Espanha para Portugal por meio de Juan Mancebo Furtado de Matamouros, que participou nas Guerras da Flandres e na Batalha de Lepanto junto a Liga Santa, após isso ele ingressou no exército português, onde participou da Batalha de Alcântara.
O brasão dos Matamouros é esquartelado, com o primeiro em vermelho com um braço nu empunhando uma espada de prata; o segundo é em azul com três cabeças de mouro cortadas e ensanguentadas; o terceiro é em vermelho com uma cabeça de rei mouro; e o quarto é de prata com três bandeiras em vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário