terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Brasão da Família Andreatta e Brasão da Família Andreani (Stemma della famiglia Andreatta e Stemma della famiglia Andreani)

O sobrenome Andreatta e o sobrenome Andreani vêm da palavra grega anthropos que significa "homem", a partir dela surge o nome Andreas, que significa viril, latinizado se torna o nome André, um nome comum desde a época de Cristo, inclusive o primeiro apóstolo de Jesus se chamava André, este era irmão de São Pedro, e teria sofrido o martírio através da crucificação na Grécia, suas relíquias foram levadas para Constantinopla no ano de 357, mas durante a quarta cruzada, cavaleiros templários roubaram as relíquias de Santo André e levaram algumas para o Vaticano onde são mantidas até hoje, outra versão diz que as relíquias foram mandadas para a Escócia.
O sobrenome italiano Andreatta é uma referência ao nome do pai do indivíduo, filhos de André eram chamados Andreatta. A família Andreatta da Itália surgiu na região do Vêneto e tem ramos em Treviso e Veneza.
O sobrenome Andreani também é patronímico de André e surgiu em Ferrara na região de Emília-Romanha.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Brasão da Família Valdez

O sobrenome Valdez e suas comuns variações, Valdes e Baldez, surgiram na Espanha, alguns creem que tenham origem em Sevilha no Principado de Astúrias, no norte do território espanhol, onde estaria o Solar dos Valdez, que pertenceu a Pedro Melendez de Valdés.
O sobrenome Valdez é patronímico, ou seja, está relacionado ao nome do pai do individuo. Tradicionalmente, os filhos de homens que tinham o nome com o radical Baldo, como Ubaldo e Teobaldo, ganhavam o apelido de Valdez, que significaria o filho de Baldo, já o nome Baldo vem das línguas germânicas e significa “ousado”, na Espanha era comum a variação visigótica Balderico, que significa “senhor ousado ou audacioso”, dessa forma Valdez significa “o filho do ousado ou o filho do audacioso”.
O sobrenome Valdez teria passado a Portugal com Gonçalo Mendes de Valdés, os seus descendentes serviram na Índia e por seus serviços receberam o brasão em vermelho, com um elefante de sua cor armado de prata, sustentando uma torre ligada por cintas de prata.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Brasão da Família Ferraz

O sobrenome Ferraz é de origem inserta, acredita-se que tenha surgido na Espanha em referência ao ato de ferrar ferraduras ou exercer o serviço de ferreiro, outra linha de pensamento crê que o nome é de origem patronímica, ou seja, o filho leva o sobrenome em referência ao nome do pai, dessa forma Ferraz seria uma alusão a um nome com o radical ferra, como o nome Ferraci.
Acima os brasões da família Ferraz de Portugal.

Brasão da Família Moreira e Brasão da Família Morais

O sobrenome Moreira tem origem no nome de uma árvore, a amoreira. O apelido foi tomado da freguesia de Santa Maria de Moreira, no concelho de Celorico de Basto, hoje Santa Maria de Moreira é chamada de Moreira do Castelo, lá está situada a Casa da Torre de Pedro Pires Moreira, de quem descende a família Moreira.
Pedro Pires Moreira foi o senhor da Torre e Honra de Moreira e viveu nos tempos dos reis Sancho I e Afonso II de Portugal. O brasão da família Moreira é em vermelho com nove escudetes de prata, cada um carregado de uma cruz florenciada em verde.
O sobrenome Morais ou sua comum variação Moraes, também tem relação com a mesma árvore, a amoreira, locais com muitas amoreiras recebiam o nome de Morais, ou em espanhol, Morales, o sobrenome seria toponímico de um lugar chamado Morais na antiga província de Trás-os-Montes, outros defendem que o sobrenome passou da Espanha para Portugal.
O brasão dos Moraes é partido com o primeiro em vermelho, com uma torre de prata sobre um rio; o segundo é de prata com uma amoreira arrancada em verde.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Brasão da Família Fraga e Brasão da Família Fragoso

Os sobrenomes Fraga e Fragoso podem ser associados à mesma palavra, fragosus, que traduzida do latim significa “acidentado”, ou num sentido mais simples “terra rochosa ou acidentada”.
O sobrenome Fraga ou Fragoa surgiu na antiga província da Beira e a família parece descender de João da Fraga, juiz das sisas e direitos reais do rei D. Afonso V.
O sobrenome Fragoso seria uma variação do sobrenome italiano Fulgosi ou Fulgoso que teria chegado a Portugal por meio de Pedro Fragosi, filho de Octaviano Fragosi, o duque de Gênova. Pedro Fragosi recebeu algumas mercês do rei D. João III e seus descendentes mudaram Fulgosi para Fragoso.
Em Portalegre no Alentejo existia uma família Fragoso mais antiga, esta foi à família de Duarte Fragoso, um nobre que viveu nos tempos do rei Dinis I de Portugal.
O brasão dos Fraga é em prata com um vulcão de suas cores, já o brasão da família Fragoso é em azul com três sóis de ouro.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Brasão da Família Duarte

O sobrenome Duarte é de origem patronímica, sendo a variação espanhola do nome inglês Eduard, que em anglo-saxão significa "guardião".
O nome Eduard pode ter ganhado popularidade em terras hispânicas por causa do rei inglês Eduard o Mártir, que quando começou a reinar um cometa cortou os céus, o que para os astrólogos significava que Eduard tinha a aprovação de Deus para seu reinado, ele impediu o crescimento do paganismo e reconstruiu vários mosteiros na Inglaterra. No ano 1001 ele foi canonizado.
Outro famoso rei inglês foi Eduard o Confessor, que passou sua adolescência no exílio na Normandia, quando se tornou rei ele fez uma peregrinação até a tumba de São Pedro, após isso recebeu a ordem do Papa de construir a Abadia de Westminster no local onde um pescador tinha tido uma visão de São Pedro, Eduard o Confessor era um homem muito religioso e uma semana após o término da construção da Abadia de Westminster ele morreu e lá foi enterrado, Eduard foi canonizado pelo Papa Alexandre III.
O sobrenome Duarte é patronímico do nome próprio Duarte e teria passado da Espanha para Portugal. A família Duarte espanhola teria surgido na cidade de Sevilha, na Andaluzia, estes seriam descendentes do rei português Duarte I de Portugal, outros dizem que Duarte seria uma variação dos sobrenomes Ugarte ou Huarte, que geraram “De Ugarte” ou “De Huarte” e posteriormente Duarte.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Brasão da Família Aguiar



O sobrenome Aguiar vem da palavra em latim Aquila, que significa águia.
Desde o Império Romano a águia já era uma insígnia, as legiões levavam uma águia de ouro consigo e um soldado, denominado aquilifer era responsável por protegê-la. A águia também foi o símbolo do Sacro Império Romano-Germânico desde Carlos Magno, durante as cruzadas a águia também ilustrou os escudos dos cruzados, dessa forma a águia sempre ocupou uma função simbólica de poder.
O sobrenome Aguiar surgiu no norte de Portugal, acreditasse que seja de origem toponímia, que o apelido Aguiar surgiu para indicar que a pessoa vinha de um lugar onde existem águias ou de quem usava o símbolo da águia. Na Espanha também existe uma família Aguiar, crê-se que esta seja um ramo da família portuguesa e que foi na Espanha que surgiram as variações Aguilar e Aguilera, e que estas variações teriam chegado a Portugal.
Acima os brasões das famílias Aguiar e Aguilar de Portugal e ao lado o dos Aguilera também de Portugal.

Brasão da Família Rosa

O sobrenome Rosa é comum em quase todos os países da Europa, tendo variações na Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Espanha entre outros, sendo as mais comuns Roze, Larose, Roz, Roos, Rosen e Roza, sua origem é a palavra em latim rosa, que é o nome de uma das flores mais conhecidas no mundo.
O sobrenome foi adotado por algumas famílias por causa do nome próprio Rosa, em alguns lugares da Europa os homens de pele rosada levavam este apelido, também famílias que usavam a rosa como símbolo adotaram o sobrenome. Na Idade Média a rosa era o símbolo da Virgem Maria, por isso a sua popularidade.
Acima, brasões da família Rosa da Espanha, o primeiro em ouro com uma rosa em vermelho pertence à família Rosa da Cantábria, já o segundo em ouro com uma águia negra coroada de ouro, pertence à família Rosa de Castela.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Brasão da Família Lino

O sobrenome Lino vem da palavra em latim linum ou do grego linus, que significa “linho”, por vezes ganha o sentido de "puro e límpido como o linho". Segundo a mitologia, Lino era o filho do deus Apolo e da musa Urânia e ele teria inventado o ritmo e a melodia. Em outras versões, Lino era filho do adivinho Anfiarau e da musa Terpsícore, Lino foi um dos mestres de Hércules e ficou encarregado de ensinar-lhe música, em uma de suas aulas Lino criticou Hércules, que nervoso atirou sua lira na cabeça de seu mestre e o matou. O nome Lino era muito comum entre os gregos e os romanos, tanto que o segundo papa se chamava Lino, o Papa Lino foi o segundo Bispo de Roma e sucedeu São Pedro, em vida ele operou muitos milagres como a cura da filha do cônsul Saturnino, porém foi o próprio Saturnino que ordenou sua decapitação, São Lino é um santo da Igreja e seu dia é comemorado em 23 de setembro.
O sobrenome pode ter surgido em referência a São Lino, os nascidos no dia do santo ou os devotos dele assumiam esse cognome, alguns acreditam que o sobrenome também pode ter surgido nos diminutivos de outros nomes ou sobrenomes, como Ângelo-Angelino.
Acima o brasão da família Lino da Itália, com um campo vermelho e dois leões de ouro. A família Lino surgiu no Norte da Itália, é possível que Lino tenha sido usado pela primeira vez como sobrenome de uma família na Lombardia, entre o séculos XIV e XV.
Na Espanha também há uma família Lino, e além da origem religiosa do nome, se crê que o sobrenome Lino na Espanha possa ser ocupacional, em referência a profissão de fiandeiro ou tecelão de linho, da Espanha o sobrenome chegou a Portugal. Ao lado o brasão da família Lino da Espanha, com um campo vermelho e um campanário de ouro coberto de negro e um lambel de prata em chefe.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Brasão da Família Santana



O sobrenome Santana e suas variações Santanna, Sant’Anna, entre outros, são referências a Santa Ana, que segundo o evangelho apócrifo de Tiago, era a mãe da Virgem e avó de Jesus. O nome Ana vem do hebraico Hannah, que significa “graça, dádiva ou bênção”, dessa forma o sobrenome Santana significa “bênção santa ou o portador da bênção santa”.
Existem várias famílias Santana na Espanha, Itália e Portugal. As famílias Santana da Península Ibérica surgiram na Galiza, já a família Santana Italiana teria surgido na Alemanha e passado a Itália no século XII, outra versão diz que os Santana da Itália vieram da Espanha ou de Portugal.
Apesar da forte influência religiosa há quem diga que o sobrenome Santana é toponímico, no qual pessoas vindas de regiões chamadas Santana adotaram o nome do lugar como sobrenome.
O brasão dos Santana da Península Ibérica é em vermelho com uma banda de azul perfilada de ouro.