sexta-feira, 1 de maio de 2015

Brasão da Família Schutz (Schütz Familienwappen)

A palavra Schutz vem do alemão e seu significado é "proteção", o sobrenome por sua vez é uma variação de Schütz, também escrito Schuetz, decorrente da palavra Schütze, que significa "atirador", originalmente essa palavra era usada para definir a função do arqueiro que era o guardião dos moradores de uma cidade. Schütze, que também é o equivalente alemão para Sagitário, tem sua origem na palavra schützen que significa proteger.
O sobrenome Schütz ou Schutz pode ter se originado ao longo do rio Reno, porém há famílias Schütz espalhadas pela Alemanha e Suiça, desta forma existem vários brasões para os Schutz, acima o brasão da família Schütz da Saxônia.

29 comentários:

  1. Famílias alemãs tem tz no final do sobrenome.
    Gostaria de saber também a origem do sobrenome Serapião.Você poderia postar pra nós vermos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! encontramos um brasão compatível com a família Serapião, você pode vê-lo em: http://brasaodefamilia.blogspot.com.br/2015/05/brasao-da-familia-serapio.html

      Excluir
  2. Olá adorei ter conhecido a origem do meu sobrenome ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã sauhuh meu nome é Igor Henrique Ramos Schutz mas sem as tremas no U pois meu avô me contou que quando vieram registrar ele no Brasil teriam que retirar as tremas pois n fazia parte do português. Mas que bom que descobbri que meu nome n está errado pois usam Schutz tbm ushaush

      Excluir
  3. Gostaria se possível que enviassem o brasão para meu email sem a marca dagua obrigado.belo blog

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Sou Decio Carlos Schutz, resido em Cascavel, PR, nascido em Crissiumal/RS, minha familia é de Sta Cruz/V.Aires. Minha ascendência é: Walter O. Schutz, Miguel Schutz, Jacob Schutz, Alemanha, Saxônia. Temos parentesco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Dédio, sou Tiago Schuts neto de Erando Schutz, ele me falava de Walter e Jacob, não sei qual cidade meu avô nasceu, mas viveu na cidade de Mata/RS

      Excluir
    2. Ola, meu avô se chamava Jacob schütz, natural da cidade de Mata RS. Fez a vida em cruz alta RS, faleceu em 2012.

      Excluir
    3. Boa tarde, pelo que vemos parece que temos parentesco sim. Voce mova onde? Mata - RS?
      Estou pesquisando e falta confirmação da imigração de JACOB SCHUTZ.

      Excluir
  5. Familia Schutz e foda. Esse meu sobrenome vou te fala

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que já não é foda é esse teu primeiro nome, hahahaha. Esse teu nome vou te fala

      Excluir
  6. ola! é possível enviar por e-mail este brasão? agradeço

    ResponderExcluir
  7. ola! é possível enviar por e-mail este brasão? agradeço

    ResponderExcluir
  8. Olá meu sobrenome é schütze e gostaria de saber onde ele teve início e como é quando veio essa família para o brasil

    ResponderExcluir
  9. Olá, boa noite. Me envie por gentileza o brasão por email?
    Grata,

    ResponderExcluir
  10. Olá boa noite meu sobrenome tbm é Schutze e gostaria de saber mais sobre ele tem como ?

    ResponderExcluir
  11. Meu nome é Maurício Schutz meu pai nasceu em Leoberto Leal SC teríamos algum parente pela região do Alto Vale do Rio Itajaí SC meu avô se chamava vendelino Schütz

    ResponderExcluir
  12. Boa noite
    que legal..
    Vamo ve se descubro um parente ai ssrsrsr
    Sou Rafaela critina Schütz
    Neta de Orli Schutz que era filho de osvaldo Schutz , natural de taquaras rancho queimado, fundaram a cidade em meados de 1940 ... sou parente de felicia schutz..alguem ai se identifica

    ResponderExcluir
  13. Sou natural de Porto Alegre, meu pai era de vacaria, se chamava José Egon Paim Schutz, mas infelizmente faleceu em 2012..Meu tio Rubens Leitão Schutz herdou o nome do meu avô, obrigada pelo brasão, eu ainda vou morar na Alemanha um dia 🙏🏻

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde me chamo Ueliton schutz nascido em roque , Limeira meu biza era mata RS.

    ResponderExcluir