sexta-feira, 15 de maio de 2015

Brasão da Família Zorzan ou Zorzi (Stemma della famiglia Zorzan)

A família veneziana Zorzan ou Zorzi tem origem no nome Giorgio, que pelo costume de Vêneto de se trocar o G pelo Z gerou o sobrenome Zorzi e suas variações Zorza, Zorzan, Zorzini, dentre outras. O nome Giorgio vem do latim Georgius adaptado do grego e significa trabalhador da terra ou agricultor.
Zorzan é patronímico, ou seja, alguém chamado Giorgio passou o apelido aos descendentes. Há quem diga que o ramo nobre da família descende de nobres da Morávia que teriam chegado à Itália ainda durante o governo do imperador romano Flávio Honório no século V, quando adquiriram várias propriedades e mais tarde ajudaram a fundar a cidade de Veneza, mas os documentos mais antigos referentes à família Zorzi datam do século X.
Os Zorzan tiveram vários brasões durante sua história, porém a família passou a usar apenas um com um campo de prata e uma faixa em vermelho, que faz menção as armas de um cavaleiro da família Zorzi que ajudou na conquista da ilha de Korčula no mar Adriático, a prata representa o linho branco do estandarte e o vermelho representa o sangue da batalha que manchou o estandarte.

14 comentários:

  1. Fantastico! Os Zorzi bravos guerreiros!

    ResponderExcluir
  2. Fantastico! Os Zorzi bravos guerreiros!

    ResponderExcluir
  3. Agradeco pela Bela Historia de nossos Antepassados

    ResponderExcluir
  4. Estou procurando documento de ElviraMazzini zorzan casada com Luiz zorzan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheci uma neta dessa mulher. Q mora em caratinga Minas Gerais. Elvira zorzam ñ sei se e quem vc procura. Elvira ja ate se encontra com o Senhor Jesus. A neta dela mora no bairro sta zita em caratinga. E so isso q sei.

      Excluir
  5. Estou precisando documento de casamento de Luiz Mazzini com Euvira zorzan

    ResponderExcluir
  6. História maravilhosa. Muito gratificante saber as origens de nossos antepassados.

    ResponderExcluir
  7. Alguem ja ouviu falar de Adolfo Zorzan casado com a Lucia Antunes da Silva.
    seus filhos eram:
    Eclair Soares Zorzan, Alberto Da Silva Zorzan, Eloides De Moura Zorzan

    ResponderExcluir
  8. Minha trisavo era Amália Zorzan. Eu estou tentando regatar a árvore genealogica. Quero saber mais sobre a minhas origens.

    ResponderExcluir
  9. Me chamo Italo Zorzan Velasques e possuo uma arvore genealogica bem completa da Familia Zorzan. seria um honra poder ajudar encontrar novos parentes.
    voce podem me encontrar no Family Search.
    Estou solicitando a cidadania Italiana o que pode ajudar vocês tambem.

    ResponderExcluir